Cadaval de lés a lés

Este Blog pretende ser um espaço de intervenção cívica especialmente vocacionado para as questões relacionadas com o concelho do Cadaval. Não haverá limites em relação aos temas a discutir, apenas se recomenda a urbanidade dos mesmos.

sábado, março 04, 2006

Eventual encerramento do SAP 24horas do Centro de saúde do Cadaval

Consta que o Serviço de Atendimento Permanente do Centro de saúde do Cadaval (SAP) irá encerrar entre as 22 ou as 24 horas e as 8:00 da manhã.
Diz-se que o motivo tem a ver com a necessidade do Governo em reduzir despesas com os serviços públicos, face ao número médio de atendimentos, os quais não chegam a duas pessoas por noite, bem como aos custos envolvidos com aquele serviço.
Todos sabemos que o país atravessa uma grave crise económica e que a administração pública tem que optimizar serviços e meios que afinal são suportados por todos nós.
Sabemos igualmente que o direito aos serviços de saúde por parte dos cidadãos está constitucionalmente garantido e que quando se trata da saúde pública a rentabilidade dos meios utilizados passa pela qualidade e oportunidade dos serviços dispensados e que se for salva uma vida num mês, os gastos que devem ser equilibrados, ficam plenamente justificados.
Se tal serviço deixar de ser permanente, quais são as alternativas com que o cidadão poderá contar, não será por certo com o serviço de urgências do Hospital de Torres Vedras que está longe de responder às actuais solicitações.
Sabe-se que a construção do novo Centro de saúde do Cadaval está em marcha, entretanto o que está a fazer a nossa autarquia sobre este evental encerramento de serviços?
Que posições devem os cidadãos tomar face a esta cega decisão do Governo! A mesma terá o apoio da autarquia?
Deixe o seu comentário. Talvez seja uma forma de todos contribuirmos positivamente para uma decisão que salvaguarde o interesse dos Cadavalenses.

5 Comments:

  • At domingo, março 05, 2006 11:37:00 da manhã, Anonymous Anónimo said…

    Caro Blogger,

    Todos nós sabemos que o país está em crise, blá blá blá!!! Mas eu não quero saber disso quando do outro lado da ponte está a minha saúde!! Então se tiver uma urgência grave - e quando digo grave digo um enfarte, avc ou ataque de coração e não uma unha partida como muitos fazem - tenho de morrer porque esperei até o centro de saude da minha terra abrir as portas?! Ou tenho mesmo de me sujeitar a quase morrer a fazer tantos quilometros para chegar até torres, em que todos os que ja la tiveram sabem bem como funciona?!

    Eu realmente espero que a nossa autarquia tome a decisão certa para os cidadãos do meu concelho, porque com certeza a familia do actual executivo poderá um dia precisar este atendimento.

    Quanto ao governo...deviam ganhar vergonha de cortar despesas num serviço vital como este!! Na grande capital o serviço de 24horas nao corre o perigo de encerrar não é?! Assim também eu, meus amigos!!

    SS

     
  • At quinta-feira, março 09, 2006 6:54:00 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    caro/a blogger,

    Já agora, qual é a sua opinião sobre isto?! Acho muito interessante que queira que o assunto vá a debate virtual...mas deve ter uma opinião formada sobre o assunto...!!

    Sinceramente faço das minhas palavras as do/a "SS". se tiver uma urgencia realmente grave estamos em maus lençois se as urgencias fecharem!!

    Ja agora, é de louvar este Blog que realmente aborda problemas, e espero que venha a abordar pontos positivos dos concelho, apelando ao debate, sem deitar a baixo nem vangloriar ninguem.

     
  • At sexta-feira, março 10, 2006 1:27:00 da manhã, Anonymous Anónimo said…

    Caro Blogger,

    Gostaria de agradecer a iniciativa deste bolg. Bem há-ja!
    Contemporaneamente muito se lê, muito se ouve... Mas, pouco se exprime.
    Exprimir opiniões (sejam elas quais forem) sobre o que nos rodeia e nos afecta directamente enquanto cidadãos e humanos que somos, parece-me a mim muito importante.
    Revela ausência de inércia.
    E inércia é tudo o que este país não precisa!

    Relativamente ao assunto em 'debate', sinto que tal encerramento não tem razão de ser...É certo que as estatísticas revelam 2 utentes por noite...
    Mas, nem sempre de estatísticas vive o Homem.
    As pessoas trabalham e contribuem uma vida inteira para este país...
    Para receberem uma reforma que.. ou dá para a mercearia... ou para a farmácia.
    Não tirem mais um direito.
    O direito à saúde.
    ...
    Essa tal estatística de uma ou duas pessoas por mês... Pode ser o meu filho, a minha avó, a sua avó, a sua mãe... Ou até o presidente da república, caso algum dia ele visite o Cadaval à noite...

    DA

     
  • At sábado, março 11, 2006 12:30:00 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    Tal como “maria disse” e “ausência de inércia disse” também eu quero saudar este blog que parece querer constituir-se como um amplo espaço de debate dos assuntos que dizem respeito ao nosso Cadaval. Parabéns pois pela iniciativa.
    É claro que comungo do que foi dito em relação ao encerramento das urgências do hospital, é inadmissível que o Governo e nomeadamente o Ministério da Saúde tratem desta forma aqueles que os elegeram, prometendo muitos e fundos. É verdade que é preciso economizar os dinheiros do povo, mas há que ter em conta que primeiro estão as pessoas, por isso o/a Blogger “SS” tem toda a razão no último parágrafo do seu escrito, aproveito para lembrar que um “enfarte ou ataque de coração” deve ser mais ou menos a mesma coisa!
    Quanto à autarquia fazer alguma coisa, parece-me óbvio que tem que fazer e até estou confiante, a julgar pela posição tomada pela câmara e muito concretamente pelo Presidente, que sempre disse que defendia com unhas e dentes este assunto, vamos ver o que é que vai fazer agora, (é claro que milagres são impossíveis, pelo menos para os homens, os Santos talvez), contra a força não há resistência e se Governo impuser, que remédio terá a Câmara se não aceitar. No entanto é obrigação do Presidente da Câmara junto do Ministério da saúde e outros, encontrar soluções alternativas.
    Por último gostaria de dar a minha opinião sobre a pergunta que é feita pela “Maria disse” acerca da opinião do/a autor/a do Blog, sobre o assunto em debate. Eu acho que o importante não é saber a opinião de A ou de B, o importante é que o assunto seja discutido por muitas pessoas, independentemente da sua identidade. Ao ser colocada a questão, sem que fosse emitida opinião sobre a mesma, parece-me a mim, que está correcto, assim cada blogger faz a sua análise e o conjunto de todas as ideias fará com certeza uma melhor opinião colectiva, o importante é que muitas pessoas participem para enriquecer o tal debate virtual.
    Cá por mim este é um Blog a visitar regularmente e se os temas forem interessantes não deixarei de dar os meus “bitates”.
    Fui.
    P.R

     
  • At segunda-feira, junho 19, 2006 12:01:00 da manhã, Anonymous Anónimo said…

    Boas,

    no meu ver a solução é simples,
    seria juntar os dois municipios de bombarral e cadaval para rentabilizar os recursos, imagine um centro hospitalar com toda a dignidade e conforto na fronteira dos dois concelhos... Sei que existe o pequeno problema de um pretencer a lisboa e outro a leiria. Mas não haverá forma de contornar isto em nome da população ???

     

Enviar um comentário

<< Home